Trabalhando com listas no Python 3

Sou Silvio Morais organizador, palestrante e autor técnico do projeto Explorando TI e, vamos dar sequência a série de artigos sobre Python 3. Para você ter acesso a todos os arquivos dessa série, acesse o link: https://www.explorandoti.com.br/category/artigos-tecnicos/python/.

Sintaxe: classe list ( [ x ] )

A classe list pertence Built-in Types, ou seja, tipos incorporados no pacote de instalação, muito utilizada a lista é mutável, que significa que podem ser alteradas como vamos ver em exemplos práticos nesse artigo.

Criar e visualizar o conteúdo de uma lista.

Após criar uma lista, é possível capturar o conteúdo inteiro ou partes, bem como criar uma referência de uma lista existente e copiar o conteúdo de uma lista para outra.

O conteúdo de uma lista pode conter as classes ‘str’, ‘int’, ‘float’ por exemplo. São esses os exemplos que vamos demostrar agora.

Visualizando o código acima entendemos que:

Temos uma variável ‘y’ com conteúdo da classe ‘list’ e, o valor dessa lista corresponde a string ‘str’, inteiros ‘int’ e ponto flutuantes ‘float’.

Visualizando o código acima entendemos que:

É possível capturar partes do conteúdo de uma lista separadamente e, respeitando o seu tipo, como no comando print (y[0]) o valor é da classe ‘str’, isso acontece com os demais exemplos desse código, mas é possível capturar partes alternadas da lista, como demostrado no código abaixo.

Entendendo o código acima vimos que:

Foi possível capturar parte da lista veja a representação do comando ‘print(y[0:3]), isto é, imprime da variável ‘y’ o intervalo da lista de ‘0’(zero) a ‘3’(trê), que corresponde a [‘Silvio’, 1, 2], veja que é possível capturar a última parte do conteúdo da lista com a opção ‘-1’, pode se aplicar essa opção quando não sabemos de quantas partes é composta a lista ‘y”.

Incluir e alterar informações de uma lista.

Agora que sabemos como criar uma lista e consultar o conteúdo completo, única parte e um intervalo, vamos ver como incluir e alterar informações na lista, visto que, a lista é mutável.

Analisando o código acima entendemos que:

Foram incluídas mais duas opções de tratamento de listas em nosso exemplo que são.

Append – utilizando a opção ‘y.append(‘Explorando TI’)’ foi possível adicionar um novo item à lista, no exemplo foi adicionada uma nova string chamada ‘Explorando TI.

Insert – utilizando a opção ‘y.insert(‘1, 2.596’) foi possível adicionar o novo conteúdo exatamente na posição 1, visto que, antes da virgula corresponde a posição na lista e depois da virgula o novo valor.

Uma informação importante, o conteúdo anterior foi posicionado na posição 2 na lista. Com mais duas entradas na lista, com quantos elementos possui exatamente a lista ‘y’ desse nosso exemplo, veja na representação do código abaixo como fazer aplicando o comando Len().

Outras opções de trabalhar com listas é a substituição de conteúdo, vamos ver nos próximos códigos como fazer.

Analisando o código acima entendemos que:

O item dois da lista ‘y’ foi alterada para o número inteiro ‘555’.

Existem outras opções de tratamento de listas, é possível acessar utilizando o ponto(.) logo após a variável, como o exemplo: ‘y.’, veja as opções.

  • Append, Clear, Cop, Count, Extend, Index, Insert, Pop, remove, reverse e sort.

Criar uma referência e copiar uma lista.

Quando a opção de trabalhar com listas referenciadas é importante ressaltar que, qualquer alteração feita na lista referenciada, essa alteração passa para a lista principal, veja no código abaixo a sua aplicação.

Analisando o código acima entendemos que:

A variável ‘z’ recebe o valor da variável ‘y’, nesse caso é criada uma referência, pois o Python não cria um objeto novo, utiliza o mesmo.

Continuando, a lista na variável ‘z’ recebe uma nova informação, que automaticamente é adicionada na lista ‘y’.

Analisando o código acima entendemos que:

A variável ‘x’ recebe a lista da variável ‘y’, mas utilizando ‘[:]’ o Python cria um objeto novo e qualquer alteração na lista ‘x’ não adiciona na variável ‘y’.

Outras opções de tratamento de listas no Python são:

Listas vazias e listas compostas representada no código abaixo.

Analisando o código acima entendemos que:

A variável ‘t’ recebe uma lista vazia e posteriormente recebe uma informação.

Logo a variável ‘v’ recebe duas listas e, seguindo o mesmo mecanismo de busca, podemos capturar o conteúdo das listas separadamente, veja a representação no código abaixo.

Fonte de pesquisa

https://python.org


Cronograma

No próximo artigo, vamos nos aprofundar mais no IDLE e começar a entender o que podemos fazer inicialmente com o Python, executar alguns comandos e ver o resultado imediato e, criar algumas sequências de linhas de programação e ver o resultado.

Palestras

Para saber mais sobre Python, o canal Explorando TI organizou toda segunda-feira a partir das 09hs o SegundaDev.py, são lives como foco em Python, veja o que foi apresentado até o momento.

Receba todos os artigos direto no seu e-mail.

Abaixo deixei um formulário para você se cadastrar e acompanhar todos os nossos artigos sobre Python, que inicialmente será semanal. Respeitamos sua privacidade e não vamos enviar e-mails com outro assunto. Participe!

Gostou do artigo, então compartilha e ajuda o projeto Explorando TI trazer conteúdo gratuito.

Compartilhe

[addthis tool=”addthis_inline_share_toolbox_anib”]

Avalie esse conteúdo

About Author

Deixe um comentário

plugins premium WordPress
Scroll to Top