Sou Silvio Morais organizador, palestrante e autor técnico do projeto Explorando TI e, vamos dar sequência a série de artigos sobre Python 3.
O que são variáveis?
Variáveis são locais para armazenar valores adicionados por instruções ou comandos, características importantes de uma variável são: o nome dado a uma variável vai muito de acordo com a necessidade dos valores que serão adicionados, ou seja, se o programa precisa guardar o nome de um aluno por exemplo, o nome apropriado para a variável seria nome.
Exemplo: nome = str(input(‘Digite o nome do aluno’)).
Podemos entender que, o nome da variável é “nome” e a instrução será gravar o nome de um aluno. Vamos ver no interpretador IDLE como funciona.
Características de uma variável.
- Todo nome de variável pode conter letras, números, símbolos especiais como “_” (undersore). Podem iniciar com uma letra ou underscore, mas com número não. Exemplo correto:
- _nome1
- Espaço em uma variável também não é aceito pelo interpretador, mas geralmente é utilizado o underscore para separar. Exemplo correto:
- Nome_1
- Existem uma lista de palavras reservadas que o Python utiliza, essas palavras sendo utilizadas como nome de variáveis podem causar erros de interpretação, veja a lista completa:
- And, assert, break, class, continue, del, def, if, except, exec, finally, for, from, global, lambda, not, or, pass, print, raise, return, try, while, elfi, else, import, in, is, True, False, print e nonlocal.
Por característica da linguagem não tipada, faz com que o tipo de variável seja reconhecido automaticamente pelo interpretador, veja alguns tipos de variáveis.
Entendendo a imagem acima vimos que:
- Na primeira entrada de comando o interpretador entende que o valor guardado está na categoria de número inteiro, que é mostrado quando impresso na linha sequente.
- Em outra entra de comando o interpretador entende que o valor guardado mudou para a categoria de números flutuantes, que significa uma sequência de números após o ponto. Logo representado na linha sequente.
- Na última entrada, o interpretador identificou que a variável mudou de float para string, que corresponde a apendas textos. Logo exibido na linha sequente.
Como converter variáveis entre inteiros, flutuantes e strings.
Entendendo a imagem acima vimos que:
- A variável “z” recebe informação de categoria inteiro, no python representado por “int”. Na linha sequente acontece a conversão utilizando o comando de impressão + a categoria de números flutuantes.
- A variável “y” recebe informação de categoria números flutuantes, no Python representado por “float”. Na linha sequente, acontece a conversão da variável utilizando o comando de impressão + a categoria de números inteiros.
- A variável “_t” recebe informação de números flutuantes. Na linha sequente acontece a conversão utilizando o comando de impressão + a categoria strings, no Python representada por “str”, mesmo que a informação da variável sejam números, o Python converteu.
Programa
Agora que sabemos o que é uma variável, como criar e o quais são as opções, vamos criar uma programas com algumas variáveis.
Objetivo do programa: Gerar 25% de aumento do salário, exibir para o usuário o salário atual, o valor dos 25% de ajuste e o valor do novo salário.
Entendendo o programa acima entendemos que:
- A variável “salario” recebe informação do usuários com números flutuantes, ou seja, com números com casas decimais após o ponto.
- A variável “ajuste” vai receber o resultado da variável “salario multiplicado pela porcentagem definida no título do programa.
- A variável “resultado” vai receber valores no formato string e através da expressão (.format), adiciona os valores onde estão as “{}”.
- E por fim, é exibido para o usuário a informação.
Cronograma
No próximo artigo, vamos nos aprofundar mais no IDLE e começar a entender o que podemos fazer inicialmente com o Python, executar alguns comandos e ver o resultado imediato e, criar algumas sequências de linhas de programação e ver o resultado.
Palestras
Para saber mais sobre Python, o canal Explorando TI organizou toda segunda-feira a partir das 09hs o SegundaDev.py, são lives como foco em Python, veja o que foi apresentado até o momento.
Receba todos os artigos direto no seu e-mail.
Abaixo deixei um formulário para você se cadastrar e acompanhar todos os nossos artigos sobre Python, que inicialmente será semanal. Respeitamos sua privacidade e não vamos enviar e-mails com outro assunto. Participe!
Gostou do artigo, então compartilha e ajuda o projeto Explorando TI trazer conteúdo gratuito.
Compartilhe
[addthis tool=”addthis_inline_share_toolbox_anib”]